ESCOLA DE MÚSICA - ELLAM

CRISTO É UMA QUESTÃO DE OPÇÃO

CRONOLOGIA BÍBLICA

CRONOLOGIA BÍBLICA

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Catolicismo um Instrumento do Mal
Catolicismo um Instrumento do Mal
As origens da Inquisição! A Inquisição remonta ao início do século XI (1022), com as primeiras execuções, dos "hereges"? em Orléans e em Toulouse na França, porem sua criação se deu na Idade Média em 1183 (século XIII) na averiguação dos cátaros de Albi, no sul de França por parte de delegados pontifícios, enviados pelo Papa da época (Lúcio III), foi composta por tribunais que julgavam os indivíduos considerados como ameaça às doutrinas (conjunto de leis) desta instituição.
A instituição da Inquisição se deu no Concílio de Verona, no ano seguinte. Numa época em que o poder religioso se confundia com o poder real, onde os direitos de liberdade e de livre escolha não eram respeitados; Em 20 de Abril de 1233 o Papa Gregório IX, editou duas bulas que marcam o reinício da Inquisição. Nos séculos seguintes, ela julgou, absolveu ou condenou e entregou ao Estado (que aplicava a "pena capital", como era comum na época) todos os que se oponha as regras e normas da Igreja.
Muitos cientistas foram perseguidos, censurados e até condenados por defenderem idéias contrárias à doutrina cristã. Um dos casos mais conhecidos foi do astrônomo italiano Galileu Galilei, que escapou por pouco da fogueira por afirmar que o planeta Terra girava ao redor do Sol (heliocentrismo). A mesma sorte não teve o cientista italiano Giordano Bruno que foi julgado e condenado a morte pelo tribunal.
Os inquisidores consideravam bruxaria todas as práticas que envolviam a cura através de chás ou remédios feitos de ervas ou outras substâncias. As "bruxas medievais" que nada mais eram do que conhecedoras do poder de cura das plantas também receberam um tratamento violento e cruel.
Assim a chamada santa Inquisição idealizada e realizada pela igreja Católica foi uma perseguição e eliminação de pessoas que não seguia os dogmas da igreja e da fé, no Livro das Sentenças da Inquisição (Liber Sententiarum Inquisitionis) o padre dominicano Bernardo Guy (Bernardus Guidonis, 1261-1331), um dos mais completos teóricos da Inquisição, revelou e descreveu vários métodos para obter confissões dos acusados, inclusive o enfraquecimento das forças físicas do prisioneiro.
Narra Bernardo Guy que dentre outros modos os seguintes processos de tortura foram usados: A manjedoura, para deslocar as juntas do corpo; arrancar unhas; ferro em brasa sob várias partes do corpo; rolar o corpo sobre lâminas afiadas; uso das Botas Espanholas para esmagar as pernas e os pés; A Virgem de Ferro: um pequeno compartimento em forma humana, aparelhado com facas, que, ao ser fechado, dilacerava o corpo da vítima; suspensão violenta do corpo, amarrado pelos pés, provocando deslocamento das juntas; chumbo derretido no ouvido e na boca; arrancar os olhos; açoites com crueldade; forçar os hereges a pular de abismos, para cima de paus pontiagudos; engolir pedaços do próprio corpo, excrementos e urina; a ‘roda do despedaçamento’ funcionou na Inglaterra, Holanda e Alemanha, e destinava-se a triturar os corpos dos hereges; O ‘balcão de estiramento’ era usado para desmembrar o corpo das vítimas; O esmaga cabeça era a máquina usada para esmagar lentamente a cabeça do condenado, e outras formas de tortura".
Durante a esta triste época da história todos os suspeitos foram caçados, perseguidos e julgados, aos condenados as acusações eram injustas e infundadas, recebiam penas que variava entre prisão temporária ou perpétua até a morte onde podia ser enforcada, decapitada, ou, na maioria das vezes queimadas vivos em fogueira em plena praça publica, assim milhares de pessoas tiveram morte prematura e milhares de milhares de vidas foram sacrificadas, lares e famílias destruídas e esfaceladas,.
Com um poder cada vez maior nas mãos, o Grande Inquisidor chegou a desafiar reis, nobres, burgueses e outras importantes personalidades da sociedade da época. Por fim, esta perseguição aos hereges e protestantes foi finalizada no início do século XIX em 1859.
Smodger Fer

Nenhum comentário:

Postar um comentário