ESCOLA DE MÚSICA - ELLAM

CRISTO É UMA QUESTÃO DE OPÇÃO

CRONOLOGIA BÍBLICA

CRONOLOGIA BÍBLICA

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

REGENERAÇÃO


     
    Regeneração é uma palavra que possui diversos sentidos, também é usada para diversas conotações, por exemplo, podemos aplicá-la na vida secular, assim também como na vida espiritual, no caso presente falaremos sobre a sua aplicação na vida espiritual.   

 
 Parte i

   Podemos afirmar a principio que regeneração envolve uma somatória de fatores que devem ser observados e praticados, para que haja realmente uma regeneração fidedigna ou seja real e verdadeira; - Para que efetivamente seja original é preciso uma transformação de um estado para um outro, um giro de 90°(graus)porque não dizer uma completa metamorfose.

  Nesta regeneração (transformação) podemos perceber e afirmar com absoluta certeza que a regeneração é uma atitude restrita do espírito de Deus,Vejamos ("Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor." II Coríntios 3 : 18) direcionada ao o homem; Assim como a salvação, é um ato divino e “um dom gratuito de Deus”.

– Assim também é a regeneração: “um ato de Deus”, tal qual a salvação, é um ato divino e “um dom gratuito de Deus”. - (diga-se de passagem que a bíblia afirma que a salvação é um favor imerecido de Deus ao homem).

  Podemos então afirmar que o ato de regeneração, é um dom de Deus, digo é o poder de Deus operado e operando na vida do homem; - Será que podemos atestar biblicamente tal afirmação? Sim, vejamos as seguintes passagens bíblicas que possuem termos diferentes porem com a mesma conotação:


(1)- Gerar, procriar, nascimento. - João 1:13; Tiago 1:18; 1 João 2:29);
(2) regenerar, criar novamente -  Tito 3:5; 2Co. 5:17; Gl. 6:15; Ef. 2:10; 4:24);
(3) vivificar - (Ef.2:5; Cl. 2:13).

  A regeneração possui um principio básico imprescindível, e o mesmo é perceptível e se faz necessário, agora pergunto qual será este principio básico?.

 O mestre Jesus já o ensinou!.

 Para ser regenerado “é preciso que o homem venha nascer novamente”, portanto é preciso que aconteça no individuo um processo de reconstrução de renovação, uma maneira nova reformulada de viver a vida, uma reestruturação uma renovação, nas palavras do mestre Jesus é necessário que haja um novo nascimento.

  Não haverá transformação se não houver regeneração, portanto a regeneração é um fator condicional ao homem, podemos ser um religioso ao limite extremo, podemos até carregar o titulo de ministro lá das quantas, más se não nascermos de novo, ainda estará guardada a velha criatura e até mesmo operando em nós.

  O homem pode possuir uma bela aparência externa, más como nos diz o mestre se não nasceu de novo, é um verdadeiro sepulcro caiado, belo no exterior porem cheio de imundície no seu interior; - Percebe-se então que existem ações e atitudes as quais devem ser praticadas para que se obtenha a transformação interior.

  O dialogo de Nicodemos com Jesus, Nicodemos então escuta de Jesus -(Nicodemos é necessário ao homem nascer de novo)- literalmente Jesus disse é preciso nascer do alto; Sem essa condição ninguém entrará no reino de Deus (João 3:3,7).  

  A regeneração é um episodio divino, é o mesmo que dizer é o poder de Deus ocorrido na vida do homem, logo ela é oriunda do alto é o poder de Deus manifestado na vida do homem.

  Havendo regeneração ressurge uma nova criatura ética espiritual condicionada a Deus, onde através da regeneração somos feitos filhos de Deus, e recebemos o espírito vindo do alto, o Espírito Santo é este que nos regenera.

"Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai."  (Romanos 8 : 15)


  Sendo regenerado logo passa a existir um novo ser dotado do novo!.
  Agora o novo homem apropria-se de novos atos, novos pensamentos, novas ações, novas visões, novos desejos e projetos.


                                                         Parte II

   Propositalmente deixei de tecer um comentário sobre a palavra regeneração na parte inicial desta analise, más faço agora por achar propicio o momento.

 Vejamos regeneração é um verbo, e o mesmo é oriundo da Classe gramatical regenerar:

 É um Verbo transitivo, e seus significado são:

- Restabelecer o que estava destruído, arruinado.
- Gerar ou produzir novamente.
- Revivificar.
- Reorganizar, reformar, melhorar.
- Restabelecer a atividade.
- Formar-se de novo:

  Creio que as palavras expressas por Jesus seja o clímax desta conclusão, com elas poderemos estabelecer um entendimento conclusivo a respeito do que significado regeneração.

"Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido." (Lucas 19:10)

     Jesus Veio para:

- Restabelecer o que estava destruído, arruinado.
- Gerar ou produzir novamente.
- Revivificar.
- Reorganizar, reformar, melhorar.
- Restabelecer a atividade.
- Formar-se de novo:

   A regeneração é necessária porque o diagnóstico da Bíblia sobre a nossa saúde espiritual é lúgubre. Não somos apenas fracos ou doentes, muito pior do que isso, estamos espiritualmente “mortos em delitos e pecados” (Ef. 2:1).

   Assim, precisamos nascer “do alto” – pelo poder de Deus – pois entramos nesse mundo como defuntos espirituais. Nós que somos “mortos” precisamos ser “vivificados”.

     (Ef.2:1).  E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,

   A regeneração é a obra efetuada através do Espírito Santo,repetidamente o apóstolo João enfatiza que “nascemos de Deus” (I João 3:9; 4:7; 5:1, 4, 18). Deus é o autor do novo nascimento.

  O novo nascimento é um ato de Deus portanto é um ato exclusivamente divino, acontece sem ajuda e sem a interferência humana, todavia só acontece com o consentimento e a cooperação humana.

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (João 1:12, 13).

O Fruto da regeneração

  O fruto da regeneração é a santidade, a santidade exercida na vida do pecador a palavra de Deus nos leva a seguinte conclusão:

 "Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência."(Efésios 2:2)


A regeneração implica os seguintes fatores:

a) Um Nascimento 

- "Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus."  (I João 3:9)

b) Uma Purificação

- "Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne,"  (Hebreus 9:13)

c) Uma Vivificação ou Renovação

- "Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,"  (Tito 3:5)

d) Uma nova criação

- "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."  (II Coríntios 5:17)


e) Uma ressurreição

- "Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz," (Efésios 2:15)

A regeneração produz os seguintes resultados no homem:

a)    Torna o homem filho de Deus.

- "SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;"  (Efésios 5:1)

b)    Torna o homem em uma nova criatura.

- "E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade."  (Efésios 4:24)

c)    Torna o homem capacitado.

- "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca."  (I João 5:18)

 
 Conclusão:


A regeneração ao olhar da medicina


Ao olhar e feita uma analise clinica por um profissional na área medica, conclui-se que regeneração na medicina é:


A capacidade dos tecidos, órgãos ou mesmo organismos se renovarem ou ainda de se recomporem após danos físicos consideráveis.


 No homem o pecado produziu danos profundos, o pecado nos incapacitou, nos degenerou, denegriu a nossa imagem, produziu profundas perdas, entre elas a nossa semelhança divina, hoje muitos vivem como mortos:
 
"Apalpamos as paredes como cegos, e como os que não têm olhos andamos apalpando; tropeçamos ao meio-dia como nas trevas, e nos lugares escuros como mortos." (Isaías 59:10)


   Pelo pecado de Adão

Gên. 3:6 - E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

   Pelo pecado de um homem todos os outros foram atingidos.

Salmos 51:5 - Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.

  Assim como na medicina o quadro regenerativo existente para o corpo humano é uma realidade, a regeneração espiritual também o é, ela é um processo de aperfeiçoamento diário, é um crescimento continuo na vida do homem.

"Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos."(I João 3:2)

"Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém."(II Pedro 3:18)

"Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor."(II Coríntios 3:18)


 Regenerados e ressuscitados


  Em Deus a nossa velha natureza humana foi sepultada e fomos ressuscitados em Deus e na sua justiça.

  “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado… e conhecei também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele” (I João 3:9).

"De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida."  (Romanos 6:4)



 Cristo Jesus o filho do homem, é o remédio.

"O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância."  (João 10:10)

"Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas."  (João 12:46)

"Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca."  (I João 5:18)


                                                    Smodger Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário