ESCOLA DE MÚSICA - ELLAM

CRISTO É UMA QUESTÃO DE OPÇÃO

CRONOLOGIA BÍBLICA

CRONOLOGIA BÍBLICA

segunda-feira, 30 de julho de 2012

O PLANO DA SALVAÇÃO


                                           
Análise:
     O pecado praticado pelo o homem o tornou impuro, e da parte de Deus exigiu-se que alguém fosse oferecido em sacrifício, para resgatar e purificar o que fora perdido, o sacrifício deveria ser eterno e imaculado, porem não havia na terra alguém a altura de cumprir tal plano.
    Assim Deus em sua onipresença, onisciência e onipotência, mesmo antes que o mundo fosse formado e viesse a existir oferece seu filho como o cordeiro de Deus em lugar da humanidade, assim o cordeiro de Deus que já fora e viera a ser morto, antes de todas as coisas.
    Deus traçou um plano e deu ao homem um substituto.
     
   E vendo que ninguém havia, maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; por isso o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve. Isaías 59:16
   E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Apocalipse 13:8
                                                             TEXTO BÍBLICO
Gênesis 22
1 E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
 2 E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
 3 Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.
 4 Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.
 5 E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.
 6 E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.
 7 Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
 8 E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.
 9 E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.
10 E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
 11 Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
 12 Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
 13 Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.
 14 E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERA; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.

 **************************************************************************
    Analise do texto lido em Gên.22:1-14 veja a relação tipológica entre o enredo do texto com o “plano da salvação”.

          Abraão oferece em sacrifício seu único filho, Isaque ao ser levado para o sacrifício esteve calado, assim a narração do fato acontecido na História de Abraão e Isaque é um tipo do que haveria de acontecer no futuro com Jesus.
          A tipologia acontece na estruturação dos fatos que aconteceram no plano da salvação traçada por Deus.
           Vejamos os fatos sendo Jesus o único filho de Deus foi levado pelo pai a ser sacrificado pelo pecado da humanidade, ao mesmo tempo Cristo padeceu calado e como ovelha foi conduzido ao matadouro.       
         
 O PLANO DA SALVAÇÃO BASEADO EM EM GÊN. 22:1-14

1)    DEUSA PROVA O SEU AMOR

         ... provou Deus a Abraão... Gênesis 22:1
             Deus provou o seu amor pelo homem através do seu filho Jesus.
    Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, ... Romanos 5:8

2)    DEUS ENVIA SEU ÚNICO FILHO

       ... Toma agora o teu filho, o teu único filho... Gên. 22:2
            Jesus é o filho unigênito de Deus.
    Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, ...  João 3:16

3)     DEUS ENVIA SEU FILHO AMADO

       ... Isaque, a quem amas ...Gên 22:2
           Deus declara o seu amor por Jesus
     
    E saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho; a ele ouvi. Lucas 9:35

4)   DEUS USA OS ANJOS

     Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços ... Gên 22:3.
            Deus enviou os anjos para anunciação do evento.

     E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.  E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta.  Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. Lucas 1:28 -30

    Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.  E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. Lucas 2:8-9

5)  ENTRA NO MUNDO SOZINHO

E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui ... Gên. 22:4-5
Nasceu um só salvador.  

    Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Lucas 2:11
    Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. 1 João 4:10

6)   JESUS É INTRODUZIDO NO MUNDO ATRAVÉS DO ESPIRITO SANTO

... e havendo adorado, tornaremos a vós. Gên.22:5
              Jesus é conduzido a terra e gerado pelo poder do Espírito Santo, e após comprida sua tarefa na terra voltaria para os seus (anjos), no céu.

      Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Mateus 1:18

     E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; Mateus 1:20

7)   JESUS RECEBE UMA OBRA A FAZER

 E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; Gên. 22:6
 Cristo tinha muitas obras da parte de Deus a serem realizadas, entre elas a maior de todas a salvação do homem.
   Mas eu tenho maior testemunho do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que eu faço, testificam de mim, que o Pai me enviou. João 5:36
    Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer. João 17:4

8)  O ESPIRITO DE DEUS COOPERA COM JEUS

... e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos. Gên. 22:6
    O espírito do Senhor coopera e ajuda a Jesus na obra a ser realizado.
         
     E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. Mateus 3:16
     Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Mateus 4:1
     O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; Isaías 61:1

 9)  JESUS INDAGA SOBRE SEU SACRIFICIO

   Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
   Jesus reflete sobre o seu sacrifício e pede ao pai que passe dele o sacrifício.

   E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. Mateus 26:39

10)  JESUS É LEVADO AO CALVARIO

   E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos. Gên. 22:7-8
             Jesus é levado ao martírio de morte de cruz sem negar seu sacrifício.

 ... Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca. Atos 8:32
    Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. Isaías 53:7
 
11) FOI SACRIFICADO EM MEU LUGAR

    Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. Gên.22:13
              Jesus foi levado para morrer na cruz em meu nosso lugar a fim de perdoar nossos pecados. 

    Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.  Romanos 5:6
    Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, 1 Coríntios 15:3
    Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Romanos 5:8

12)  MORREU EM NOSSO LUGAR

    Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. Gên.22:13
    Não havia na terra alguém capacitado para cumprir o sacrifício vicário, ele morreu por mim, ele foi sacrificado em meu lugar. Derramou seu sangue imaculado, e por mim se fez pecador, provou a maior de todas as angustia o desprezo a separação temporária com o Deus Pai, com o Deus Espírito Santo e com todas as hostes celestiais, esteve só e abandona mesmo assim não voltou atrás entregou-se e por nos morreu, nos comprou e nos resgatou com o seu precioso sangue.   

        Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, 1 Pedro 1:19
         E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
Mateus 27:46
       E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. Mateus 27:50



Nenhum comentário:

Postar um comentário