ESCOLA DE MÚSICA - ELLAM

CRISTO É UMA QUESTÃO DE OPÇÃO

CRONOLOGIA BÍBLICA

CRONOLOGIA BÍBLICA

segunda-feira, 4 de junho de 2012

O ESTUDO E A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO



  Na teologia o estudo referente ao Espírito Santo é chamado de pneumatologia: A pneumologia  realiza Esboço e Estudo Sobre a Pessoa e a Obra do Espírito Santo. 

1)      O ESPIRITO SANTO, É UM SER CELESTIAL OU TERRENO?
 João 15:26
Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de Mim
      O texto acima deixa bem claro esta evidencia, o Espírito Santo realmente é um ser celestial, e muito mais alem que isto ... ”ele vem do alto e procede do pai”.
2)      NA CONSTITUIÇÃO DIVINA O ESPIRITO SANTO É DISTINTO DE DEUS?
Gên.1;26
- E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;
    Sim podemos perceber claramente a pluralidade de Deus, quando no texto acima Deus refere-se a presença de mais de um elemento na elaboração e execução de uma obra no caso presente a criação do homem.    
3)      O ESPIRITO SANTO É DEUS? PORQUE? 
   Sim o Espírito Santo faz parte da estruturação e da construção de Deus, (é preciso se entender que Deus é um titulo outorgado ou dado a um organismo ou uma (sigla) dada a um componente de uma associação) no caso presente falamos estreitamente de um organismo celeste, nesta constituinte o Espírito Santo ele é a terceira pessoa de Deus.

4)      ONDE ENCONTRAMOS NA BÍBLIA A PRIMEIRA REFERENCIA SOBRE O ESPIRITO SANTO?
Gên. 1;1-2
- No princípio criou Deus os céus e a terra.
- E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
         
     Encontramos em Gênesis 1 a primeira referencia sobre a presença do Espírito Santo em ação; Também a sua função neste caso especifico pairando sobre a face da terra ou seja zelando cuidando.

   5)      A PRESENÇA DO ESPIRITO SANTO NO VELHO TESTAMENTO
- E o Espírito do SENHOR começou a incitá-lo de quando em quando para o campo de Maané-Dã, entre Zorá e Estaol.
- Então o Espírito do SENHOR se apossou dele tão poderosamente que despedaçou o leão, como quem despedaça um cabrito, sem ter nada na sua mão; porém nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que tinha feito.

     A presença e a ação do Espírito Santo, é percebido em todo o transcorrer dos escritos do velho testamento, todo o velho testamento faz referência as suas diversas atribuições; No caso acima fiz uso da historia de Sansão, a presença do “Deus Espírito Santo” em sua vida; Saiba que se você estudar a bíblia verá a presença do Espírito Santo e sua atuação em diversos e variados momentos.    

6)      A PRESENÇA DO ESPIRITO SANTO NO NOVO TESTAMENTO
Mat. 1;18
- Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.
- E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.

     Eu gosto particularmente de comentar este trecho bíblico, porque vejo nele o poder do Espírito Santo em ação, agindo e intervindo de uma maneira sobrenatural, porque esta satisfação no escritor deste modesto estudo? É que vejo que o homem se ufana ao dizer que foi ele o primeiro realizador da inseminação artificial na mulher primeira, é uma grande mentira, o grande cirurgião foi o Espírito Santo, ele colocou no ventre de Maria samente que gerou o salvador.

   Na segunda analise percebemos o Espírito Santo descer literalmente em uma forma corpórea de uma pomba sobre o filho de Deus Jesus.

7)      QUAL É A FUNÇÃO DO ESPIRITO SANTO
João 16:8
- E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.

    Entre tantas atribuições que possamos perceber do Espírito Santo no mundo, a bíblia destaca e declara que a sua principal função é convencer o mundo (o homem) do pecado, da justiça de Deus e do seu juízo que se abatera sobre toda a face da terra e sobre todos os homens maus.
 
8)      A PROMESSA DA VINDA DO ESPIRITO SANTO

Joel 2:28
- E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.

   830 anos antes de Jesus Cristo encarnar, o profeta Joel se referiu a chegada do Espírito Santo sobre a face da terra, ainda indicou qual seria a sua função entre os homens. A sua chegada e sua presença na terra já fora prometida ele já era esperado, assim como a promessa do messias o libertador de Israel assim o fora.
 
9)      A VINDA DO ESPIRITO SANTO ENTRE OS HOMENS

                                                  Atos 2:4
- E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
   Prometido em profecia 830 anos antes dito através dos lábios do profeta Joel; Agora é chegada a hora do messias, este ao ter tendo cumprido a sua missão na terra, precisa retornar aos céus, e em suas palavras o messias “Jesus” diz aos seus discípulos não vos deixarei órfãos vos enviarei o consolador, esperai até que do alto sejais revestidos de poder, Jesus falava expressamente da descida ou da chegada do Espírito Santo na Terra.
 10)     O QUE É  CORRRETO FALAR-MOS,     FRUTOS DO ESPIRITO OU O FRUTO DO ESPIRITO?
 
- Um pé de laranja chamais produzira uma diversidade de frutos, toda arvore produz um único tipo de fruto? Assim laranja é laranja, maçã sempre será maçã.
- O sabor de cada fruto é único e inigualável, todavia podemos verificar que um fruto pode produzir fruto com teores substancial diferenciado, como assim? Bem o que quero dizer com isto, é que um fruto pode possuir um teor maior de açúcar que outro, e o outro com menos, isto de arvore para arvore sendo o mesmo fruto.
 11)  Não somos a arvore, a arvore verdadeira é Cristo (a oliveira verdadeira), porem Cristo nos comparou a uma arvore.
 Mateus 7:17-20
Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

      O que dizer desta palavra reveladora de Cristo, o que dizer? falada sem rodeios, se você que é uma arvore e produz bons frutos será conservado, porem se você produz maus frutos será extirpado da vida eterna, cortado da presença de Deus e lançado no lago de fogo, morada final do Diabo e seus anjos.

12)   Mas o fruto do Espírito é: caridade (amor), gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei.”
 - Aquele que possui o espírito de Cristo produz bons frutos.
 Gl 5.19-23
- “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.
 - Que tipo comparativo poderíamos usar aqui, afim de ilustramos este quadro descrito acima, será que a luz e as trevas seja o exemplo mais coerente, talvez possa não ser, mas sem duvida é uma comparação onde a distinção é mais percebida.  
                                                                                                                            Smodger Silva