ESCOLA DE MÚSICA - ELLAM

CRISTO É UMA QUESTÃO DE OPÇÃO

CRONOLOGIA BÍBLICA

CRONOLOGIA BÍBLICA

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

OS 12 APÓSTOLOS


A Bíblia tem o registro das mortes dos apóstolos? Como morreu cada um dos apóstolos?"

- O único apóstolo cuja morte está registrada na Bíblia é Tiago (Atos 12:2).

- O rei Herodes “fez Tiago passar a fio de espada” - aparentemente uma referência à decapitação. As circunstâncias das mortes dos outros apóstolos só podem ser conhecidas baseadas nas tradições da igreja; portanto não devemos dar muito crédito a nenhum desses relatos.

-A tradição da igreja mais aceita em relação à morte de um apóstolo é que o Apóstolo Pedro foi crucificado, de cabeça para baixo em uma cruz em forma de x, em Roma, cumprindo a profecia de Jesus (João 21:18). A seguir estão as “tradições” mais populares a respeito das mortes dos outros apóstolos.

- Mateus sofreu martírio na Etiópia, morto por um ferimento causado por uma espada. João esteve à beira do martírio, quando ele foi cozido em um recipiente enorme de óleo durante uma onda de perseguição em Roma.

- No entanto, ele foi milagrosamente livrado da morte. João foi sentenciado às minas na ilha de Patmos. Ele escreveu o livro profético do Apocalipse em Patmos. O apóstolo João foi mais tarde posto em liberdade e retornou para o lugar onde hoje fica a Turquia. Ele morreu velho, sendo o único apóstolo a morrer em paz.

- Tiago, o irmão de Jesus (não oficialmente um apóstolo), o líder da igreja em Jerusalém, foi atirado de mais de 30 metros de altura do alto do pináculo sudeste do Templo ao se recusar a negar sua fé em Cristo. Quando eles descobriram que ele havia sobrevivido à queda, seus inimigos o espancaram até a morte com um porrete. Este foi o mesmo pináculo para onde Satanás levou a Jesus durante a tentação.

- Bartolomeu, também conhecido como Natanael, foi um missionário para a Ásia. Ele testemunhou onde hoje é a Turquia e foi martirizado pela sua pregação na Armênia, quando ele foi chicoteado até a morte. André morreu em uma cruz em forma de x na Grécia. Após ter sido chicoteado severamente por sete soldados, estes ataram o seu corpo à cruz com cordas para prolongar a sua agonia.

- Seus seguidores reportaram que, quando ele foi levado em direção à cruz, André a saudou com as seguintes palavras: “Muito desejei e esperei por esta hora. A cruz foi consagrada pelo corpo de Cristo pendurado nela”. Ele continuou a pregar para os seus torturadores por dois dias até que ele morreu. O apóstolo Tomé foi atingido por uma lança na Índia durante uma de suas viagens missionárias para estabelecer a igreja lá.

- Matias, o apóstolo escolhido para substituir o traidor Judas Iscariotes, foi apedrejado e depois decapitado. O apóstolo Paulo foi torturado e depois decapitado pelo maligno imperador Nero em Roma em 67 d.C. Há tradições referentes aos outros apóstolos também, mas nenhuma com apoio histórico ou tradicional confiável.

- Não é tão importante saber como os apóstolos morreram. O que importa é o fato de que todos eles estavam dispostos a morrer pela sua fé. Se Jesus não tivesse sido ressuscitado, os discípulos o saberiam. Ninguém morreria por alguma coisa que se sabe ser uma mentira. O fato de que todos os apóstolos estavam dispostos a morrer horrivelmente, recusando-se a negar a sua fé em Cristo é uma tremenda evidência de que eles verdadeiramente testemunharam a ressurreição de Jesus Cristo.

Smodger Fer

DEUS VEM ALERTANDO O SEU POVO


SEGUNDO A BÍBLIA A ALMA QUE PECAR MORRERÁ




- Vejamos a bíblia como a concebemos é a palavra de Deus revelada aos homens, primeiro ela foi escrita nos corações e preservada nas mentes dos homens, vindo o avento da escrita ela foi composta durante um período de  1400 anos e escrita por diversos escritores, formando 66 livros; Entre os escritores temos os mais diversos tipos homens que escreveram a bíblia vai de Rei até boiadeiro.
- O que me impressiona é que apesar desta disparidade de tempo de composição deste livro e dos mais variados tipos de escritores que fizeram parte da sua composição, muitos deles nem sequer se conheceram e muitos deles nem podia acha visto a longitude do tempo entre ambos.
- O que podemos perceber neste processo todo é que uma única mente inspiradora é a mesma que dirigiu os escritores,  posso dizer que desde o principio ao fim  podemos perceber o dedo Divino presente.  
- O que significa Pecado?  Pecar significa errar o alvo, errar o caminho, distorcer a verdade, inverter o bom senso, contradizer a verdade, afastar-se da palavra real que vem de Deus.
- Podemos perceber que o pecado é formado por um conjunto de ações contrarias ao caráter santo divino, é uma oposição liberal e espontânea de cada um contra a verdade única e absoluta principiada pelo o amor infinito de Deus.
- Podemos dizer também que pecado é uma atitude voluntária de desamor, e cito como exemplo o mundo envolvido em guerras constantes, e porque não citarmos como exemplo claro as capitais, cidades brasileiras que vivem em conflito ou guerra constantes envolvendo o trafico, uma mancha escura a nossa frente que vem destruindo a sociedade as famílias restringindo a ordem e equivocando os jovens e massacrando a liberdade.
- Esse é apenas uma ponta do Iceberg, poderíamos discorrer sobre algo maior e mais grave a política desonesta que é feita de arrumadinhos e camuflada de homens corruptos que  buscam seus únicos e próprios interesses, homens que perderam a noção do social e do amor a pátria, agem a revelia da ética moral.
- O que dizer dessa nova onda que invade a sociedade de forma avassaladora derrubando a lógica a  razão engolindo a doutrina bíblica e a tradição evangélica, a forma de troca mais desumana que já vi, “Dar até o que não Tem”, na esperança de receber o favor divino, e porque não falar nos super pastores, que a cada dia usufrui do povo os aprisionando a um discurso e a uma imagem vencido e maquiada.
- Vivemos num caos moral e anti-etico sem medidas dentro de todas as camadas socias, é desumano e  aterradoras as notícias diarias sejam ela locais nacionais ou internacionais, o mundo sucumbiu numa cegueira sem fronteiras, as fontes que vinculam tais noticias parece sentir prazer em tais situações, muito pouco ou quase nada é visto as emissoras levarem as telas, as boas e notáveis noticias.
-  É estamos vivendo em uma terra arrasada pela ambição descomunal, de cada homem de cada vilarejo, de cada cidade, de cada estado, de cada país, não existe conciência de preservação, a ganancia estar acima da razão, a loucura da destruição por motivos financeiros e até banais obscureceu a sanidade dos homens.  
- Isso é o fruto do pecado: Isso é errar o caminho de Deus que a bíblia  nos revela, não foi para isso que fomos criados; Porém erramos e precimos voltar novamente ao único e verdadeiro caminho, Jesus.
- Jesus é uma promessa firmada por Deus desde o momento em que o homem praticou o seu primeiro deslize, ele é o único restaurador universal, não existe outro nome nem outro homem pelo qual possamos voltar a Deus.
- Deus através da bíblia afirma; Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna.  
- Voltarmos a Deus é fugirmos da morte espiritual e essa atitude só o filho de Deus poderá realizar e fazê-lo.   
- Sejamos sábios e nos voltemos para a verdade eterna, e disse Jesus Eu Sou o caminho a verdade e a vida, ele não abriu e nem deixou uma brecha pra ninguém ele foi enfático em suas palavras não existe outro fora dele.
- Tome a decisão certa! Afim de que suas lagrimas de alegrias atuais não se convertam em dor eterna.

                                                                                                                                       Smodger Silva

O QUE É A BÍBLIA


                                                                              

        O salmista com singeleza a define como uma lâmpada; Assim ela é comparada a um farol que ilumina e revela o caminho a ser seguido, é um instrumento que em meio as densas escuridão revela o caminho.
            Salmos 109;105  Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

- É a palavra viva de Deus.

- II Thiago 3;16-17  Toda a Escritura é divinamente inspirada,... e proveitosa para ensinar, para edarguir, para corrigir, para instruir em justiça; -  Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
-  Jó 32 : 8 – “Na verdade, há um espírito no homem, e a inspiração do Todo-Poderoso o faz entendido.”

- A bíblia é um testamento

   Testamento significa aliança, logo podemos afirmar que é um acordo firmado por Deus para com o homem.
- Por quem foi escrita?
  A bíblia foi escrita por cerca de quarenta homens, estes através da inspeção divina receberam a inspiração do Espírito Santo de Deus e descreveram com suas palavras o que recebiam de Deus, eles foram: profetas, reis, sacerdotes, pescadores, criadores, coletores de impostos, sábios. Assim podemos afirmar que certos homens serviram como instrumentos para transmitir a mensagem escrita da bíblia.
- Quem é o autor?

    A bíblia é clara ao deixar transparecer seu autor.

- Lucas 11:28  - “Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.” 


 - A Bíblia trás uma mensagem

   Ela narra à história do homem, que fora criado a semelhança de Deus, que veio cometer o pecado; Apesar do pecado Deus não desprezou a humanidade, prometeu a Salvação do homem e a restauração da terra, através do seu filho;
   A bíblia é a "carta magna" enviada por Deus à todos os homens.
   Assim nela estar contido o Plano que Deus preparou para resgatar-nos do pecado.  

 -   Lucas 19 : 10 -  "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido." 

- Quando começou a ser escrita?

    Foi escrita durante um período de aproximadamente 1250 a. C. até o ano 100 d. C. aproximadamente. Ou seja, ela levou mais de mil anos para ficar pronta. Para uma parte do Velho Testamento a escrita se deu através de "traduções orais", histórias que foram contadas através dos tempos pelas linhagens santas, e preservada por Deus durante milênios, chegado os chamados “escribas” estes reverteram passaram para o papel estes conjuntos de histórias. As outras partes de fatos e acontecimentos presente ou quase presentes.

    A primeiramente parte da bíblia é conhecida como a bíblia Judaica ou do povo Judeu (o velho testamento); A segunda parte denominada Novo testamento, narra a historia do salvador, assim é formada a Bíblia que hoje possuímos.

No que foi escrita a Bíblia?

   Os livros da Bíblia foram escritos em CERÂMICA (tijolos de argila), PAPIRO (tiras de papel feitas a partir da árvore de papiro, originária do Egito) e PERGAMINHO (couro curtido e preparado de carneiro, chamado de pergaminho por ter sido usado pela primeira vez na cidade de Pérgamo, 200 anos antes de Cristo).

 Onde foi escrito o Antigo Testamento?

    O Antigo Testamento foi escrito na Palestina (a terra de Jesus), na Babilônia (onde o povo judeu, num determinado momento de sua história, esteve exilado) e no Egito (para onde muitos judeus foram depois do cativeiro na Babilônia).

Onde foi escrito o Novo Testamento?

    Os livros do Novo Testamento foram escritos na Palestina (a terra de Jesus), na Síria, na Ásia Menor, na Grécia e na Itália (lugares estes onde haviam sido fundadas comunidades cristãs).

 Quando terminou de ser escrita a Bíblia?

    A Bíblia terminou de ser escrita por volta do ano 100 d.C., com o ultimo dos apóstolos João o evangelista, precisamente o quarto (4) evangelho, João encontrava-se já com idade avançada e escreveu direcionado para todas as comunidades cristãs, João também escreveu o livro de Apocalipse.

- Como a Bíblia é formada?
  
   - A Bíblia é dividida em duas grandes partes: Antigo Testamento e Novo Testamento.
   - É formada por 66 livros.
   - Trinta e nove livros constituem o Antigo Testamento.
   - Vinte e sete constituem o Novo Testamento.
      
 - O que contém no Antigo Testamento?

   O Antigo Testamento descreve a Criação do mundo, o pecado da humanidade, relata as alianças que Deus fez com os homens, as profecias que anunciavam a vinda do Messias, a fidelidade e infidelidade do povo de Deus, e principalmente, a preparação do povo escolhido de onde viria o Verbo de Deus.

João 1:1     "NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus."

Os livros do velho testamento são distribuídos nas seguintes seções :

A Lei (Torá ou Pentateuco)  - Gênesis·  -  Êxodo·  - Levítico·  -  Números·  -  Deuteronômio

Livros Poéticos  -  Jó -  Salmos  -  Provérbios -  Eclesiastes  -  O Cântico dos Cânticos

Livros Históricos -  Josué -   Juízes -  Rute -  I Samuel -  II Samuel -  I Reis -  II Reis-  I Crônicas -    II Crônicas -  Esdras -  Neemias - Ester

Profetas – Maiores -      Isaías  -   Jeremias -  Lamentações  - Ezequiel -  Daniel 

Profetas  - Menores -   Oséias -  Joel -  Amós - Obadias - Jonas -  Miquéias -  Naum - Habacuque -       Sofonias -  Ageu -  Zacarias - Malaquias

O que contém no Novo Testamento?

    O Novo Testamento possui quatro evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) que contam a vida de Jesus Cristo, desde o seu nascimento até a sua ascensão ao céu, esses quatro livros formam um conjunto denominado evangelho.

    Também é constituído por várias cartas (chamadas de epístolas), que foram escritas pelos apóstolos com o objetivo de direcionar a Igreja fundada por Cristo, são 21 as Cartas ou Epístolas.