ESCOLA DE MÚSICA - ELLAM

CRISTO É UMA QUESTÃO DE OPÇÃO

CRONOLOGIA BÍBLICA

CRONOLOGIA BÍBLICA

sexta-feira, 19 de abril de 2013

DEUS FAZ USO DO TENTADOR



                                     DEUS FAZ USO DO TENTADOR
                                                           


- Deus a ninguém tenta essa é uma afirmação do escritor BÍBLICO más será que A PALAVRA DE DEUS contextualiza tal afirmação?, te convido a fazer um rápido e ligeiro estudo deste tema muito interessante, onde todo o verdadeiro e sincero cristão deve conhecer e dominar, para que venha tirar proveitos primeiramente para sua vida e em segundo lugar para usar na obra de Deus, sendo útil ao seu Senhor.

- Segundo Tiago, Deus não:

Tiago 1:12-13
- Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.

- É impossível que de uma mesma fonte jorre dois sabores de água, água que da fonte jorra há de ser amarga ou a doce. Assim a contextualização a (exegese) bíblica é categórica ao afirmar que da parte de Deus não procede a tentação. 

- Não pode fluir da justiça a injustiça, não pode a escuridão da luz tomar algum proveito, não existe a menor possibilidade que o desamor possa ser comparado ao amor, que a guerra gera frutos benéficos.

- Certa vez os discípulos perguntaram a Jesus quem era Deus? E receberam como resposta essa declaração da parte de Jesus, Jesus declara e descrever a natureza de Deus. Veja abaixo:

- E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. 1 João 1:5

- Veja que na parte final do texto Jesus é enfático ao descrever a natureza de Deus, indo mais além ele declarar e não argumenta, ele é enfático ao descrever não existe trevas em Deus.

- Fica claro que existe um abismo intransponível entre a existência da luz e das trevas, assim como impossível haver união entre a água e óleo, por motivos do diferencial de suas naturezas; Todavia podemos perceber o pareamento e não o relacionamento intrínseco entre ambas as formas de natureza, que venha possibilitar a união entre ambas as naturezas.

- Assim é dedutível que se existe um ser identificado com a luz, temos também outro ser que é identificado com a total ausência da luz, a bíblia descreve este ser como o “tentador”.

- Quem não conhece a passagem ou não lembra quando Jesus foi tentado no deserto, foi antes de Jesus começar o seu ministério ao ser conduzido ao deserto, é neste trecho que a bíblia descreve o tentador como algo real e nunca hipotético como alguns afirmam.  

  E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Mateus 4:3 
 
- Pôr três vezes o tentador confronta Jesus, na terceira ele é repreendido e Jesus ordena dizendo “Vai-te- Satanás”, é visível na narração bíblia que satanás se afastou de Jesus, porem por uns instantes, ou seja o tentador continuo em sua jornada de tentação até o momento onde Cristo expirou na cruz.

- Bem é o filho de Deus que identifica o tentador com satanás, o vulgar diabo aquele ser que tomou posse do corpo da serpente no Éden, para que pudesse comunicar-se com o humano, vindo a enganar Eva, Jesus declara que o diabo é o pai daqueles que não obedecem a Deus.

  Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44

- Essa é mais uma identificação deste ser, Jesus afirma a sua existência esclarecendo ao homem que o diabo é homicida e mentiroso desde o principio. Em outra ocasião Jesus deixa bem claro a existência de satanás. Veja a baixo: 
   Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. João 12:31
E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. João 16:11
Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim; João 1
- Porem observe que apesar de Satanás já estar julgado ele ainda continua vivo e ativo na terra, praticando através de seus súditos (demônios) as mais terríveis barbáries em toda a face da terra, coisas estúpidas que não covem ser frisadas como exemplo.

- Mas o interessante de toda essa matéria, é demonstrar para você que Deus faz uso de Satanás, e através das tentações perpetradas pelo maligno, o cristão é destacado diante dos homens maus, é conhecido diante dos santos anjos de Deus e para uma finalidade maior ser aprovado diante de Deus.  

- Observe atentamente o que o texto bíblico diz a respeito da tentação na qual sofreu Jesus. 

   Mat.4:1 “Então Jesus foi levado pelo Espírito para o deserto, para ser tentado pelo diabo”.

- Veja que o elemento usado é satanás.  
                                                                                                                 
 - A tentação tem como objetivo colocar em prova o nosso coração, é assim que ele se torna conhecido diante das tentações.

·   A prova tem como objetivo nos levar a um nível maior diante de Deus.
·   Só somos tentados naquilo que o nosso coração é tendencioso.
·   Só somos provados para o nosso crescimento em algo.
·  Nunca somos tentados naquilo que não gostamos ou naquilo que o nosso coração não seja tendencioso.
· Deus não tenta ninguém, ele permite a tentação, ele permite que sejamos tentados.

 I Corintios 10:13

- Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

- Foi assim com Abraão, Deus agiu só no ultimo momento da prova de Abraão, ele estava pronto para sacrificar seu único filho, quando Deus brada “para” e veio o escape.

 - Vou deixar quatro exemplos de vida como ponto de observação para que sirva como direcionamento parta você, saiba porem que tudo o que ocorre na vida do homem é por ordem permissiva de Deus, até o mal é Deus que permite que ocorra.

- Em Isaías encontra-se escrito assim: 45:7: "Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas.

   O versículo acima carece de uma explicação – Já vimos que de uma fonte na pode jorrar dois tipos de água, assim Deus não criou o mal ele faz uso do mal, para os devidos fins, por tal motivo ele diz eu crio o mal ele permite que o mal se evidencie. Por quais motivos isto ocorre é a vontade de Deus, e quem é o homem para contestar o seu agir.  

- Voltemos o mal que destrói e ceifa vidas, o que dizer, Deus permite? O fato é que a vitima escolheu e optou em não obedecer a Deus, dando ao mal poder e o direito sobre sua vida, neste caso entra o livre arbítrio dado por Deus ao homem, a sua escolha é o direito que Deus e o Diabo terá sobre você.

- A sua escolha Deus respeita, e se você escolheu errado, o diabo apresentará a Deus qual foi a sua opção, de mão dela o diabo tem a razão e o direito sobre você e Deus não pode interferir.

- Assim mesmo ocorre para com os verdadeiros filhos de Deus, o mal não possui direito algum, porque o sangue de Jesus nos purifica e nos justifica de todo o pecado. Este é o beneficio que possui o homem obediente ao Senhor.

- Que tal estes exemplos de vida logo abaixo: Veja o que ocorreu através  tentações e das provas na vida de cada um destes.
   
    Abraão – Para Abraão, Deus lhe pediu o que lhe possuía de mais valioso e de importância, o seu único filho em sacrifício de vida.
    Jó - Para Jó, Deus permitiu que ele fosse tentado quando sua mulher mandar ele renegar ao Senhor, e foi provado em todas as circunstancias da vida de um homem.
    Jesus – E o que dizer de Jesus, como correu com o primeiro Adão, Jesus também foi tentado e provado, assim o segundo Adão deu exemplo vencendo
   Paulo – Este tinha um espinho na carne e o carregou até a sua morte. Porem ele disse:   Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 2 Timóteo 4:7

- Existem vários conselhos bíblicos para quem quer ser um vencedor, vou deixar somente dois:

 Tiago 1:12-13
   Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.

O segundo: Tiago 4:7
        Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
                 
                                                                                      Smodger Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário