ESCOLA DE MÚSICA - ELLAM

CRISTO É UMA QUESTÃO DE OPÇÃO

CRONOLOGIA BÍBLICA

CRONOLOGIA BÍBLICA

segunda-feira, 11 de março de 2013

O DISCÍPULO CHEIO DO ESPÍRITO SANTO



          POSSO SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO SEM PRIMEIRO SER UM VASO? 
                                      

1) - AS REPRESENTAÇÕES DO ESPÍRITO SANTO....  

- AGUA, RIO, CHUVA – João 7:37-39 – A respeito da água como símbolo do Espírito Santo, vamos observar os seguintes pontos.
- FOGO – Lucas 3:16 – O fogo fala de Sua grande força em relação às diversas maneiras de Sua operação para corrigir os defeitos da nossa natureza decaída e conduzir-nos à perfeição que deve adornar os filhos de Deus.  -   At. 2:3 -O Espírito Santo desceu sobre os discípulos no cenáculo em forma de fogo
- VENTO – Atos 2:2 – Jesus falou do vento como símbolo do Espírito Santo.
- ÓLEO, AZEITE - Nas escrituras o óleo aparece como um símbolo do Espírito Santo (Zacarias 4:2-6). Era usado nas solenidades de unção e consagração de profetas, sacerdotes e reis (Êxodo 30:30; Levítico 8:12; 1 Samuel 10:1: 16:13; 1 Reis 13:16).
- SELO -  Efésios 1:13 e 2 Timóteo 2:19 – O selo é prova de propriedade, legitimidade e autoridade, segurança ou preservação. O selo do cristão é o Espírito Santo e o selo tem relação com o batismo no Espírito Santo.
- POMBA – O Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma corpórea de uma pomba – símbolo de pureza e da inocência de Cristo.

2) – QUANDO RECEBEMOS O ESPÍRITO SANTO?  

- No momento da conversão, a pessoa recebe o Espírito Santo. Atos 19.2.

- Os discípulos receberam o Espírito Santo - João 20:22,23 -E havendo dito isso, asso­prou sobre eles, e disse-lhes: Rece­bei o Espírito Santo. Àque­les a quem per­doardes os peca­dos lhes são per­doa­dos; e àque­les a quem os retiverdes são retidos.”

- Os discípulos receberam o revestimento de poder.  - FICAI EM JERUSALÉM DISSE JESUS: - Lucas 24:49 - E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.  Lê At.2:1-18
 
 3) – A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO NO VELHO TESTAMENTO

       Nos tempos do AT, o Espírito Santo vinha apenas sobre umas poucas pessoas, enchendo-as a fim de lhes dar poder para o serviço ou a profecia. Não houve nenhum derramamento geral do Espírito Santo sobre Israel.  Ex:.... Sansão ... os profetas ... etc.

      Já no Novo Testamento o derramamento do Espírito Santo aconteceu e ainda acontece de forma ampla (cf. 2.28,29; At 2.4,16-18) isto começou no grande dia de Pentecoste.

4) - PORQUE DEVEMOS SER CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO?

   A pomba é uma ave limpa e era usada para sacrifícios (Lucas 2:24).  Este símbolo (a pomba) fala de gentileza, pureza e paciência.  Não há dúvida de que estas virtudes são próprias do Espírito Santo e determinam a maneira como Ele age no crente para produzir estas qualidades dignas do céu.

5) - PRECISAMOS SER UM VASO.

a) – Deus molda o vaso... - Todo o vaso recebe a forma desejada do oleiro, nem um vaso diz ao oleiro eu quero ser assim, não me faça de outra forma.
b) – Os diversos tipos de vasos ...  - "Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra."  II Timóteo 2:20

        Pergunta :    - Será que o texto quer dizer que existe crentes melhor que o outro?
                             - Ou que devemos crescer para nos tornar um vaso destacado?
                             - Ou devemos ser um vaso de alta qualidade?.
        Resposta:     -  Nem uma das três opções estão certas.

- Comentário: - Aos nossos olhos o vaso que “mais aparece” são: (Os de ouro e prata), mas  Não é assim aos olhos de Deus, o vaso de ouro é o mais usado por Deus, porem ele nunca é um destaque, e pouco é notado.

- Assim sabemos que o verdadeiro vaso é aquele que se submete a mão do oleiro, e na mão do oleiro ele esta sempre sendo transformado.  

II Coríntios 3 : 18 - "Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor." 

c) – Os 5 tipos de barro ...Existe muitos tipos de barro, mais só 4 é usável na olaria.
   A r g i l a b r a n c a , A r g i l a  v e r m e l h a , A r g i l a  a m a r e l a  e  A r g i l a  c i n z e n t a. As m a i s u t i l i z a d a s  p a r a  m o d e l a r  s ã o  a  v e r m e l h a  e  a  c i n z e n t a.

    Obs: - O barro pode ser gordo e magro.

    * Os barros magros ou curtos partem mais facilmente quando são trabalhados, o que os torna impróprios para serem trabalhados na roda de oleiro.

    * Os barros gordos se caracterizam por uma maleabilidade muito maior e por isso são aqueles que melhor servem para trabalhar com a roda.

Barros gordos- É fina e têm grande plasticidade (liga) e retraem muito na secagem.
Barros magros- É grossa e têm fraca plasticidade (liga) e retraem pouco na secagem.

O QUE ISTO NOS ENSINA EM RELAÇÃO A VIDA ESPIRITUAL? Nos ensina que devemos ser gordos, porque o barro gordo é trabalhado e moldado pelo Espírito Santo, afim de se tornar um vaso útil ao Senhor, sendo um deposito de óleo que é a unção do Senhor. (os dons espirituais)   

6) – DEUS NÃO ENCHE VASO SUJO ... 

Is 59.1-2: “Eis que a mão do senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”.

7) - AS FASES DA PREPARAÇÃO DO VASO...
 
- Primeira fase - A fase da escolha: Deus escolhe o barro que quer usar. Existem cerca de duzentos tipos de barros conhecidos, entretanto apenas oito servem para fazer vaso. Sabe o que isso significa? Se você foi escolhido por Deus, você é feito de um barro especial, próprio para ser moldado e trabalhado.Você é feito de um bom barro.

Segunda fase - A fase do curtimento: é aquela época em que Deus está pronto a falar e ouvir a todos os seus filhos, menos você. Essa fase é uma das mais importantes, pois o vaso tem que ficar no “curtimento”: maior curtimento, maior liga, quanto maior o vaso, maior o tempo de curtimento. Quanto maior a Obra que Deus quer que você realize,maior será o tempo que estará a só, meditando e avaliando sua vida diante dele. Mesmo que se sinta só, o Oleiro estará a observar seu “curtimento”, ou auto-reflexão.

Terceira fase -  A fase do  pisamento : é quando o barro é tirado do curtimento, talvez depois de muito tempo, e colocado em um local próprio para literalmente ser  pisado, pois se faz necessário que todo o ar existente no barro seja retirado. Deus permite que você seja humilhado, pisado, para que perca todo o orgulho, vaidade, autoconfiança. Etc. ... Nessa fase, parece que todos falam mal de você, ninguém lhe entende, julgam suas atitudes...

Quarta fase - A fase dos acréscimos: ao barro agora, se faz necessário acrescentar palha fina, pedra triturada e resto de cerâmica, pois sem essa mistura o vaso se tornará fraco e fácil de quebrar. Para a Sua Obra, deus não que vasos fracos, que não suportem serem cheios pela Sua graça e unção. Sem humildade, compromisso, submissão, disposição, o vaso ficará fraco;Ele quer um vaso resistente para uso diário, e não um de porcelana para ser usado esporadicamente...

Quinta fase -  A fase do  molde : finalmente chegou a hora do barro tomar a forma definitiva de vaso!!! Depois de todo esse processo, o Oleiro leva o vaso para a “roda” a fim de moldá-lo: o barro está prestes a se tornar um vaso segundo o coração do Oleiro. O servo, então, moldará o caráter de seu servo conforme a Sua santa vontade e segundo os seus propósitos, pois cada um tem uma tarefa a cumprir, e precisa de treinamento especial.

COMENTÁRIO: - CADA CRENTE TEM A SUA FASE POR ISTO A BÍBLIA NOS DIZ - Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós. Colossenses 3:13

8) - FUNÇÃO DO VASO ESPIRITUAL – Ser enchido:    "E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder."  (Lucas 24 : 49)

"Ser cheio do Espírito" ou "controlado pelo Espírito" ou ainda "ser revestido do poder do Espírito Santo", são expressões sinônimas que significam nos tornarmos continuamente e cada vez mais semelhantes a Cristo e gozar do poder de Deus em nosso andar e testemunho diário.


9) SER UM VASO DE BÊNÇÃOS

  É ser cheio do Espírito Santo. 

10)  AS FUNÇÕES DO ESPÍRITO SANTO
a)  -  Ensina todas as coisas I Cor.12:8-10

8  Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
9  E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;

b) - Produz os frutos Gálatas 5:22

-  Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

c) Santifica II Tessalonicenses 2:13

13  Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do SENHOR, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade;
                                                                                                                                     
d) Dirige a igreja João 16:13

13  Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.


                                                                                                        Smodger Silva