ESCOLA DE MÚSICA - ELLAM

CRISTO É UMA QUESTÃO DE OPÇÃO

CRONOLOGIA BÍBLICA

CRONOLOGIA BÍBLICA

quarta-feira, 3 de abril de 2013

DE UM ERRO INTERPRETATIVO NASCE O CRENTE SANTÃO E O SANTINHO




1 Pedro 1:16 - Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.

 - O APOSTOLO Pedro é o autor deste texto, observamos que não é nova a visão dada por Pedro, o texto é uma referencia ao escrito de Moisés escrito em dos livros do Pentateuco precisamente no livro (Lev. 20: 7 -Santificai-vos, e sede santos, porque eu sou o Senhor, vosso Deus).

- Para exortar algumas comunidades cristãs Judaicas estrangeiras dispersas em: Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia; Estas comunidades em sua maioria eram formadas por Judeus, os dispersos ou da diáspora (A diáspora foi o processo de dispersão dos judeus pelo mundo e a consequente formação de comunidades judaicas fora da Palestina.)

- Eles entendiam a profundidade e o significado da palavra santo, na qual Pedro se referia a razão de seu entendimento encontrava-se na aplicação dada por Deus a Moisés, Lev. 11:44 - Pois eu sou o Senhor, vosso Deus. Vós vos santificareis e sereis santos, porque eu sou santo. Não vos contaminareis com esses animais que se arrastam sobre a terra, ...
 
- E o que é santo? A palavra santo vem do hebraico, (kadosh)) e  seu significado etimológico possui o sentido do ato de "cortar"; - Já no grego santo é “hagios ou hosios”, que significa “consagrado a Deus ou seja "separar - separado" também "diferenciar- diferenciado".

- O que Deus pediu para os Judeus saídos do Egito? Que eles fossem diferentes separados dos hábitos e costumes do povo pagão que viviam na terra, ou seja que eles cortam-se o contato com aquele povo.

- Pedro faz uso do mandamento recebido por Moises da parte de Deus, criando um paralelismo assim dizendo “está escrito”, veja que Pedro usa o mesmo termo para as comunidades cristãs judaicas dispersas.

- Ele diz para as comunidades, creio que o que Pedro quis dizer para o povo foi, vocês estão em terras de pagãos por isto sedes consagrados ao Senhor ou seja “separados” santo ou cortados no conceito mas antigo.
        
- A palavra de Deus é testemunha de si mesma, ela é contundente ao afirmar “só Deus é Santo”, creio que não exista nenhum problema interpretativo nesta afirmação, mas se houver a tiraremos agora.

- Como já vimos a palavra santo significa separado ou no sentido mais antigo expresso por Deus “cortado”, agora a questão nos leva a seguinte conclusão só Deus é santo porque nele não existe pecado.        

Apocalipse 15:4 Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo;

- Veja que Deus pede “sede”, é o mesmo que dizer busque, corra atrás desta qualidade, crie está situação; Porem em momento algum Deus diz que você é santo, ele pede que você busque a santidade.

- Se você acha que pode ser santo como Deus o é, você estará contrariando a palavra que diz: I João 1:10   Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 

- O único e verdadeiro santo é Deus, porque ele é separado de todo o pecado, diz a palavra que ele é luz e não existe nele sombra e nenhuma variedade de duvida. Ele é integro até em seus pensamentos.

A formula CERTA para o homem ser feliz  a bíblia ensina:
Eclesiastes 7:16-20
   Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo?
   Não sejas demasiadamente ímpio, nem sejas tolo; por que morrerias antes do teu tempo?
  Bom é que retenhas isso, e que também daquilo não retires a tua mão; porque quem teme a Deus escapa de tudo isso.
   A sabedoria fortalece ao sábio mais do que dez governadores que haja na cidade.
   Pois não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque.

- CRENTÃO ou CRENTINHO -
                                 SÓ TRAZ CONFUSÃO

                                                            Smodger Silva